terça-feira, 31 de agosto de 2010

Prosa Patética


Nunca fui de ter inveja, mas de uns tempos pra cá tenho tido.
As mãos dadas dos amantes tem me tirado o sono.
Ontem, desejei com toda força ser a moça do supermercado.
Aquela que fala do namorado com tanta ternura.
Mesmo das brigas ando tendo inveja.
Meu vizinho gritando com a mulher, na casa cheia de crianças, sempre querendo, querendo.
Me disseram que solidão é sina e é pra sempre.



Confesso que gosto do espaço que é ser sozinho.
essa extensão, largura, páramo, planura, planície, região.
No entanto, a soma das horas acorda sempre a lembrança
do hálito quente do outro. A voz, o Viço.
Hoje andei como louca, quis gritar com a solidão,
expulsar de mim essa Nossa Senhora ciumenta.
Madona sedenta de versos. Mas tive medo.
Medo de que ao sair levasse a imensidão onde me deito.
Ausência de espelhos que dissolve a falta, a fraqueza, a preguiça.
E me faz vento, pedra, desembocadura, abotoadura e silêncio.
Tive medo de perder o estado de verso e vácuo,
onde tudo é grave e único. E me mantive quieta e muda.
E mais do que nunca tive inveja.
Invejei quem tem vida reta, quem não é poeta
nem pensa essas coisas. Quem simplesmente ama e é amado.
E lê jornal domingo. Come pudim de leite condensado e doce de abóbora.
A mulher que engravida porque gosta de criança.
Pra mim tudo encerra a gravidade prolixa das palavras: madrugada,
mãe, ônibus, olhos, desabrocham em camadas de sentido,
e ressoam como gongos ou sinos de igreja em meus ouvidos.
Escorro entre palavras, como quem navega em barco sem remo.
Um fluxo de líquidos. Um côncavo silêncio.

Clarice diz, que sua função é cuidar do mundo.
E eu, que não sou Clarice nem nada, fui mal forjada, não tenho bons modos nem berço.
Que escrevo num tempo onde tudo já foi falado, cantado, escrito.
O que o silêncio pode me dizer que já não tenha sido dito?
Eu, cuja única função é lavar palavra suja,
nesse fim de século sem certeza?
Eu quero que a solidão me esqueça.



Autora: Viviane Mosé

quarta-feira, 26 de maio de 2010

As Mulheres de 30

O que mais as espanta é que, de repente, elas percebem que já são balzaquianas. Mas poucas balzacas leram A Mulher de Trinta, de Honoré de Balzac, escrito há mais de 150 anos. Olhe o que ele diz: 'Uma mulher de trinta anos tem atrativos irresistíveis. A mulher jovem tem muitas ilusões, muita inexperiência. Uma nos intrui, a outra quer tudo aprender e acredita ter tido tudo despindo o vestido. (...) Entre elas duas há a distância incomensurável que vai do previsto ao imprevisto, da força à fraqueza. A mulher de trinta anos satisfaz tudo, e a jovem, sob pena de não sê-lo, nada pode satisfazer'.
Madame Bovary, outra francesa trintona, era tão maravilhosa que seu criador chegou a dizer diante dos tribunais: ' Madame Bovary c'est moi'. E a Marilyn Monroe, que fez tudo aquilo entre 30 e 40?
Mas voltemos a nossa mulher de 30, a brasileira-tropicana, aquela que podemos encontrar na frente das escolas pegando os filhos ou num balcão de bar bebendo um chope sozinha. Sim, a mulher de 30 bebe. A mulher de 30 é morena. Quando resolve tingir os cabelos de amarelo-hebe passa, automaticamente, a ter 40. E o que mais encanta nas de 30 é que parece que nunca vão perder aquele jeitinho que trouxeram dos 20. Mas, para isso, como elas se preocupam com a barriguinha!!
A mulher de 30 está para se separar. Ou já se separou. São raras as mulheres que passam por esta faixa sem terminar um casamento. Em compensação, ainda antes dos 40 elas arrumam o segundo e definitivo. A grande maioria tem dois filhos. Geralmente um casal. As que ainda não tiveram filhos se tornam um perigo, quando estão ali pelos 35. Periga pegarem o primeiro quarentão que encontrarem pela frente. Elas querem casar.
Elas talvez não saibam, mas são as mais bonitas das mulheres. Acho até que a idade mínima para concurso de miss deveria ser 30 anos. Desfilam como gazelas, embora eu nunca tenha visto uma(gazela). Sorriem e nos olham com uns olhos claros. Já notou que elas têm olhos claros? E as que usam uns cabelos longos e ondulados e ficam todo momento jogando as melenas para trás? É de matar.
O problema com esta faixa de idade é achar que não esteja terminando uma tese ou TCC. E eu pergunto: exite algo mais excitante do que uma médica de 32 anos, toda de branco, com o estetoscópio balançando no decote de seu jaleco diante daqueles hirtos seios? E mulher de 30 guiando jipe? Covardia.
A mulher de 30 ainda não fez plástica. Não precisa. Está com tudo em cima. Ela, ao contrário das de 20, nunca ficou. Quando resolve, vai pra valer. Faz sexo como se fosse a última vez. A mulher de 30 morde, grita, sua como ninguém. Não finge. Mata o homem, tenha ele 20 ou 50. E o hálito, então? É fresco. E os pelinhos nas costas, lá pra baixo, que mais parece pele de pêssego, como diria Machado se referindo a Helena que, infelizmente, nunca chegou aos 30?
Mas o que mais me encanta nas mulheres de 30 é a independência. Moram sozinhas e suas casas têm ainda um frescor das de 20 e a maturidade das de 40. Adoram flores e um cachorrinho pequeno. Curtem janelas abertas. Elas sabem escolher um travesseiro. E amam quem querem, à hora que querem e onde querem. E o mais importante: do jeito que desejam.


São fortes as mulheres de 30. E não tem pressa pra nada. Sabem aonde vão chegar. E sempre chegam.

Chegam lá atrás, no Balzac: 'A mulher de 30 anos satisfaz tudo'.

Ponto. Pra elas.

Crônica por: Mário Prata

Pois é...as pessoas me perguntam: 'Como vc tá se sentindo com 30 anos?'
E eu respondo: Nossa! Nunca me senti tão mulher!!! =D

quinta-feira, 13 de maio de 2010

MULHERES DE ÁGUA, HOMENS DE PEDRA


Já se foi o tempo das "Mulheres de Atenas" embora alguns dinossauros sociais machistas ainda insistam em considerar o sexo feminino com mero coadjuvante do sexo masculino. Como todo preconceito, esse tipo de postura esconde fobias e inseguranças de várias espécies ou, simplesmente, uma incomensurável e patológica estupidez. Enquanto os homens superaram leis rígidas e antiquadas, como as que estendiam punições por gerações de descendentes, a mulher permaneceu, por milênios, culpada por uma falta atribuida a que seria a primeira Eva!

Mas, mesmo quando o rigor dos costumes antigos limitava ainda mais sua liberdade, a história registrou, com destaque, personagens como: Esther, Catarina de Médicis, Joana D'Arc, Elizabeth I, Vitória, Anita Garibaldi e muitas outras. Recentemente, também mereceram e merecem destaque: Indira Ghandi, Rosa Luxemburgo, Marie Curie, Madre Tereza de Calcutá, etc. É certo também temos os exemplos de Lucrécia Bórgia e Margareth Tatcher, mas são raros os registros de guerras declaradas por mulheres, embora o excesso de músculos, a libido descontrolada e a falta de comunicação entre neurônios de muitos homens (de que adianta tantos a mais, se mal utilizados) as tenham colocado como pivôs de muitas.

Donas de uma infinita tolerância e capacidade de seduzir e superar conflitos, algumas mulheres só erram quando tenta imitar o pior dos homens, por acreditarem que essa é a única forma de serem respeitadas por eles. Talvez por isso, muitos se assustem e façam o caminho inverso...

Ocorre que, apesar so espaço conquistado com muito esforço e competência, ainda são elas e as crianças as maiores vítimas dos vários tipos de violência. Infelizmente, a maioria dos homens ainda não aprendeu a dar-lhes valor, nem por carregarem a humanidade no ventre, cuidando-a com a própria vida; nem por serem protagonistas sociais igualitárias por sí só.

Ainda existem mulheres sendo educadas e tratadas como seres inferiores, e punidas segundo tradições que só servem para subjugá-las aos homens. Estes lhes negam cidadania e autonomia, como se existissem apenas para gerar seus filhos - de preferência, homens - ; alimentá-los com seu peito, suor e sangue; saciar-lhes com seu corpo; tolerar suas infidelidades e prantear-lhes a morte, secando por eles. Civilizações primitivas ainda as mutilam sexualmente, apedrejam, ocultam e inibem seu potencial criativo, inteligência e autodeterminação, dando a seus pais e maridos poder de vida e morte, esquecendo que sequer existiriam sem elas. para eles, não são os homens que não sabem se controlar: são as mulheres que os fazem 'se perder'! E ainda se consideram guardiões da fé e exemplos de civilização, mesmo quando assumem a condição de 'macho', portando-se como predadores no cio; desprezando tudo que delas receberam de graça, amor, dedicação, altruísmo e coragem. Coragem, inclusive, para assumir a família quando eles morrem em guerras estúpidas, se prostam diante de um fracasso ou, simplesmente, abandonam suas responsabilidades. E ainda há as que suportam tudo isso e encontram força para defender suas iguais na 'cova dos leões', enfrentando o muro de pedra do conservadorismo radical com a água da justiça, do idealismo, do respeito à vida, da razão com sensibilidade.
Sua luta demonstra que o homem pode se orgulhar do seu poder, de sua rigidez de pedra! Mas a mulher, como a água, tende ao equilíbrio.
Há um ditado que afirma que: 'Por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher'.
No entanto, toda grande mulher está quase sempre sozinha!

Mas, 'água mole, em pedra dura...'.





Autor: Adilson Luiz

terça-feira, 6 de abril de 2010

A Linguiça


À medida que envelheço e convivo com outras, valorizo mais ainda as mulheres acima dos 30. Elas não se importam com o que você pensa, mas se dispõem de coração se você tiver a intenção de conversar.

Se ela não quer assistir ao jogo de futebol na tv, não fica à sua volta resmugando, pirraçando...
Vai fazer alguma coisa que queira fazer...e geralmente é alguma coisa bem mais interessante. Ela se conhece o suficiente para saber quem é, o que e quem quer.

Elas definitivamente não ficam com quem não confiam. Mulheres se tornam psicanalistas quando envelhecem. Você nunca precisa confessar seus pecados...
Elas sempre sabem...

Ficam lindas quando usam batom vermelho. O mesmo não acontece com mulheres mais jovens...
Por que será, hein??
Mulheres mais velhas são diretas e honestas. Elas te dirão na cara se você for um idiota, caso esteja agindo como um!
Você nunca precisa se preocupar onde se encaixa na vida dela. Basta agir como homem e o resto deixe que ela faça...
Sim, nós admiramos as mulheres com mais de 30 anos!!!
Infelizmente isto não é recíproco, pois prá cada mulher com mais de 30 anos, estonteante, bonita, bem apanhada, sexy e resolvida, há um homem com mais de 30, careca, pançudo em bermudões amarelos, bancando o bobo para uma garota de 19 anos...

Senhoras, eu peço desculpas por eles: Não sabem o que fazem!!!
Para todos os homens que dizem: "Porque comprar a vaca, se você pode beber o leite de graça?"

Aqui está a novidade para vocês:
Hoje em dia 80% das mulheres são contra o casamento e sabem por quê?
Porque:
"As mulheres perceberam que não vale a pena comprar um porco inteiro só para ter uma linguiça!"


(Arnaldo Jabor)

domingo, 31 de janeiro de 2010

HOMENS


Achei muito interessante...rsrsrs


Os Homens. Os homens bons, são feios.
Os homens bonitos, não são bons.
Os homens bonitos e bons, são gays.
Os homens bonitos, bons e heterossexuais, estão casados.
Os homens que não são bonitos, mas são bons, não têm dinheiro.
Os homens que não são bonitos, mas que são bons e com dinheiro, pensam que só estamos atrás de seu dinheiro...
Os homens bonitos, que não são bons e são heterossexuais, não acham que somos suficientemente bonitas.
Os homens que nos acham bonitas, que são heterossexuais, bons e têm dinheiro, são covardes. Os homens que são bonitos, bons, têm dinheiro e graças a Deus são heterossexuais, são tímidos e Nunca dão o primeiro passo!
Os homens que nunca dão o primeiro passo, automaticamente perdem o interesse em nós quando tomamos a iniciativa.


AGORA... QUEM NESSE MUNDO ENTENDE OS HOMENS?


Moral da História:

" Homens são como um bom vinho. Todos começam como uvas, e é dever da mulher pisoteá-los e mantê-los no escuro até que amadureçam e se tornem uma boa companhia pro jantar"

'Mulheres existem para serem amadas, não para serem entendidas.'


Vinicius de Morais

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Mães nunca morrem...


Hoje ela faria 57 anos...já são 8 anos de sua ausência física. Mas lembranças boas ficaram e uma herança que me fez ser o que hoje sou. Apesar das divergencias sei que há muito dela em mim, principalmente a força que me faz dar continuidade à minha vida.
Sei que de onde estiver, sempre estará presente...

Mãe, obrigada por tudo!

E Feliz Aniversário!!!






quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Felicidades!!!!


Poxa como o tempo tá passando rápido!!!Já?!! 5 aninhos!!! O bb lindo da mamãe?!
Pois é, jajá meu anjinho(rsrs) tá um homem...Oh My!!!
Eu velha? Que nada...experiente...rsrs
Mas é isso ai...a cada dia que passa,
ficamos mais experientes...e devemos
dar valor a cada segundo de nossas vidas.

Então, filho, te desejo toda a felicidade do mundo!!!

Te amo!

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!